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Muitas pessoas já estão empreendendo no E-Commerce, mas não podemos ignorar quem ainda está começando, quem sonha em empreender no E-Commerce, por isso hoje o assunto será direcionado a essas pessoas. Boa leitura.

Hoje eu trago aqui pra vocês que estão iniciando no e-commerce 5 ações que você deve tomar antes de montar teu e-commerce. Meu nome é Taís Pereira – Consultora de E-commerce e Marketing Digital e CEO da GirlUP Digital e fundadora do “Treinamento Desvendando E-commerce“.

Esses 5 passos são muito importantes, tanto quanto os passos que precisará realizar depois de criar seu e-commerce. Então separei 5 ações principais para você tomar antes de criar seu e-commerce.

  1. Estudar seu Nicho
  2. Público Alvo (Segmentar e Detalhar)
  3. Encontrar Fornecedores Adequados
  4. Marketing
  5. Não Começar pela Loja Virtual

1. Estudar o seu Nicho

Você vai precisar estudar sobre o nicho que você escolheu, se preparar, se qualificar dentro dele para ter um bom desempenho dentro do seu projeto. – Imagina você indo a uma consulta médica, em uma especialidade específica, o dentista por exemplo, e você precisa colocar um aparelho ortodôntico e você procurou um especialista porque ele é a pessoa indicada para resolver o seu problema e ele se preparou pra isso, para te atender, agora imagina se ele não se preparou e, não se qualificou para desempenhar a função, você não iria escolher esse profissional para mexer na sua boca, e colocar um aparelho em seus dentes porque o risco que está correndo é de piorar o problema que está procurando resolver.

Você é o cliente, deve pensar como eles, imaginar como eles querem ser tratados e se sentirem seguros ao comprar de você, ao fechar algum negócio com você. Por isso, é de extrema importância que você esteja qualificado para montar seu negócio.

Infelizmente, não existe negócio de sucesso onde o dono, o idealizador do negócio não tenha um profundo conhecimento sobre aquele assunto, isso não existe, você precisa aprender a conhecer tudo sobre o teu mercado.

2. Público Alvo (Segmentar e Detalhar)

Um dos erros mais comuns pra quem ta começando é achar que vai vender pra todo mundo que precisa do seu produto.

– Fulano o que você vende? Ah, eu vendo um treinamento online.

-E pra quem você vende? Vendo para todo mundo que se interessa em estudar online!

ERRADO!

O que vai acontecer nesse caso?

A pessoa não vai conseguir direcionar seu marketing para quem realmente interessa. Você não vai saber ter uma ideia para gerar seu conteúdo para direcionar para seu público alvo, ou seja, para as pessoas que realmente estão interessadas no produto que você vende. Você precisa segmentar muito bem, qual seu público alvo, qual o público alvo da sua marca, da seu negócio. Mas, isso você não vai descobrir do nada, você vai precisar definir isso, escolher para que público quer direcionar seu negócio, qual público quer atingir.

Depois de definido isso, deve detalhar esse público, estudar ele, entender quais são os pontos demográficos e quais os fatores comportamentais desse público, isso é fundamental para seguir no seu negócio.

3. Encontrar Fornecedores Adequados

Montar um negócio no e-commerce é trabalhar com varejo, comércio, mesmo que você crie seus próprios produtos, você precisa de fornecedores para a matéria prima por exemplo. Se você cria a sua grife de roupas, precisa de fornecedores de tecidos e aviamentos para criar seus próprios modelos de roupas, de qualquer maneira vai precisar de fornecedores confiáveis, com ética, eficientes, de qualidade, que ao mesmo tempo que vendem pra você não concorrem com você.

No entanto, se você for fabricar seus produtos, vai precisar de fornecedores para a matéria prima. Ter fornecedores de qualidade e de confiança é fundamental pra você criar seu e-commerce de sucesso e, não acredite que irá encontrar os melhores fornecedores da noite para o dia, ou que seus primeiros fornecedores serão os melhores do mundo. Não! Você pode levar anos para descobrir os melhores fornecedores dos produtos com que você queer trabalhar.

4. Marketing

Chegamos em um dos pontos ais importantes, o Marketing. As pessoas acham que na internet as coisas costumam brotar do nada, que você posta sobre um produto pela manhã e até a tarde terá muitos pedidos daquele produto. Seria um sonho! Mas não passa de uma doce ilusão, mas muitos acham que vão por a loja virtual o ar pela manhã e estará no topo do Google e vendendo milhões todos os dias sem anunciar e sem gastar nada com publicidade. Se você pensa assim nem comece o seu negócio, porque a realidade é bem outra.

Para seu negócio acontecer na internet você vai precisar investir muito em publicidade, em marketing para começar a gerar tráfego e começar a construir a audiência para a tua marca e poder criar conteúdos relevantes para a sua audiência e gerar cada vez mais tráfego e converter parte desse tráfego em clientes.

Então, o marketing é uma variável que não tem como excluir, ela está atrelada a estratégia de e-commerce, sem ele, seu negócio não vai existir de maneira eficiente na internet. Encare o marketing como o oxigênio do e-commerce e sem ele o negócio não respira e morre!

5. Não Começar Pela Loja Virtual

Agora tu vai me perguntar: – Taís, como vou montar meu e-commerce sem a Loja Virtual se o e-commerce é a Loja Virtual?

Te respondo: – Não! A Loja Virtual não é e-commerce, Loja Virtual é dos canais que compões a estratégia de e-commerce, a loja virtual é um site que você cria com a ajuda de profissionais dentro de uma plataforma equipada para colocar teus produtos a venda ma internet, ou seja, a loja virtual é só mais um canal de vendas online.

-Ah! mas então eu não preciso ter uma loja virtual? Não é que não precise, é que no momento, nesse início do negócio online não é o ideal até que você estruture bem o seu negócio e, construa bem o seu mercado.

Para isso, existem outros canais em que você pode colocar seus produtos para vender, você pode usar as redes sociais, pode usar canais de marketplaces, enfim, pode usar muitos outros canais nesse início do seu projeto e a loja virtual não é o indicado nesse começo.

Vejo muita gente começando pela loja virtual e quebrando a cara, literalmente, a loja virtual não é o ideal para quem ainda não tem um negócio validado, e como você vai fazer isso? Testando todas as suas estratégias primeiro, para ter a certeza de que seu negócio é viável, que ele realmente vai dar certo, se você vai conseguir efetivar vendas constantemente.

Portanto, isso é validar um negócio. Se você conseguir vender todos os dias, fechar pelo menos uma venda por 15, 20 ou 30 dias, acredite que você tem um negócio validado. Vou usar aqui um exemplo do Bruno Oliveira: Imagina se você encher o tanque de um carro estragado ou que nem motor tem para rodar, você está gastando combustível em um carro que nem funciona, que nem está andando ainda, que é só a carcaça e por dentro não tem nada, é só visual. Então, não faça isso, não comece pela loja virtual sem antes validar seu negócio.

Essas foram as 5 ações principais para você começar seu negócio no e-commerce, se você seguir esses passos, te garanto que as chances de crescer e ter sucesso no e-commerce serão muito, mais muito maiores do que se você não realizar essas ações, então, se ficou com alguma dúvida pegunte, deixe aqui seu comentário que terei o prazer em ajudar.

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