fbpx

Como atrair clientes para a sua Loja Virtual? Passo a Passo

Atrair clientes para loja virtual tem sido cada vez mais difícil, principalmente com tanta concorrência. Mas saiba que é totalmente possível, porém não é fácil, se é isso que você busca nesse artigo, pode ir embora. 

Não vou te dar nenhum método mágico, vou te mostrar 5 passos que você pode colocar em prática agora para começar a atrair clientes para seu e-commerce. Se você seguir todos esse passos conseguirá ter mais clientes e consequentemente mais vendas. 

Requisitos mínimos que a sua loja deve ter 

Antes de tudo, sua loja precisa ter esses requisitos mínimos que já vão te ajudar a dar uma melhorada na sua taxa de conversão. Se ela ainda não preenche esses requisitos, tentar atrair clientes vai ser um desperdício de tempo e dinheiro.

Design atrativo e intuitivo

O primeiro deles é o design porque é o que seu cliente vê antes de qualquer coisa, se ele entrar na loja e ela for feia ou bagunçada, rapidamente ele fecha a aba e vai procurar outra, simples assim. Em questão de segundos você pode estar perdendo clientes. 

Para saber se isso está ocorrendo, você pode verificar a Taxa de Rejeição da sua página inicial no Google Analytics, quanto maior a taxa mais pessoas estão entrando na sua loja e saindo rapidamente.

O que é uma loja atrativa e intuitiva? 

  • As cores conversam entre si, não são desconexas; 
  • É fácil de navegar, 
  • As categorias são organizadas;
  • Não demora para carregar;

No design é importante que você foque em simplicidade, porque se você fizer uma loja muito diferente achando que vai arrasar, pode ser que ocorra exatamente o oposto. 

Pense no seu cliente e na experiência dele dentro da loja, quanto mais fácil ele conseguir achar o que busca, melhor.

Ótimas imagens

Outro ponto que você precisa analisar, é se as imagens no seu e-commerce são de qualidade. Pensa só, você compraria um produto que possui só uma imagem, ou várias imagens de péssima qualidade? Acredito que não, e nem o seu cliente. 

Como devem ser:

  • Alta qualidade; 
  • Leves, pois podem tornar o carregamento demorado;
  • Deve ter vários ângulos diferentes;
  • Ter a possibilidade de dar zoom na imagem;
  • Seguir um padrão, para que o visual da loja não fique bagunçado.

Passo a passo de como atrair clientes para sua loja virtual

Supondo que a sua loja virtual cumpre os requisitos anteriores, é hora de atrair clientes para ela. 

Mulher escrevendo um plano de como atrair clientes para loja virtual

Passo 1 – Crie uma plano de ação 

Em primeiro lugar, é necessário saber a quantidade de usuários que entram na sua loja virtual e a quantos deles compram de você. É possível verificar essa informação no Google Analytics em Visitantes, e a conversão é quando o cliente fecha a compra, e isso você provavelmente tem controle, certo? 

Para saber a taxa de conversão da sua loja, faça o seguinte cálculo: 

Taxa de conversão (%) = vendas fechadas / número total de visitantes x 100.

Quanto maior a taxa melhor, e depois fazer a continha, você saberá quantos visitantes precisará para ter uma determinada quantidade de vendas. 

Agora defina uma meta de quantos visitantes mensais você quer atingir e em quanto tempo, recomendo que você divida em pequenas metas para se sentir mais motivada ao longo do caminho.

Passo 2 – Comece um blog

O blog é uma forma de você atrair mais visitantes para sua loja, utilizando técnicas de SEO, e de gerar um conteúdo útil para seu cliente fazer com ele goste cada vez mais da sua marca. 

Independente do seu nicho de atuação, você pode criar uma blog, não importa se você vende panelas, as pessoas fazem buscas relacionadas a esse tema. Porém, não adianta falar só sobre seu produto, é preciso entregar informação relevante e útil para o dia a dia dela. 

Entenda que o blog é uma estratégia de médio e longo prazo, por isso é fundamental que você mantenha a consistência e não desista.

Passo 3 – Crie conteúdo das redes sociais

Não adianta fugir, se você quer atrair clientes para seu e-commerce, tem que fazer conteúdo das redes sociais. Mas não é conteúdo meia boca, que você posta por postar, e sim conteúdo estratégico. 

Esse tipo de conteúdo que vai fazer seu cliente se interessar pelo seu produto e querer consumi-los. Para isso, pesquise que tipo de assunto seu público costuma consumir, quais os perfis que eles seguem, fazendo isso você gera mais conexão com sua audiência.

Passo 4 – Invista em anúncios

Não é possível ter resultados satisfatórios, sem um bom investimento em anúncios, mas você pode começar aos poucos e ir aumentando o investimento com o tempo. Se não souber como fazer ou medir os resultados, contrate um profissional para executar esse serviço.

Com o tempo você verá o resultado de uma boa estratégia de conteúdo aliada a um investimento em anúncios.

Passo 5 – Recalcule a rota e melhore

Esse passo é um dos mais importantes, pois é aqui que você analisa tudo que foi feito até o momento e verifica o que está dando certo e o que precisa melhorar. Se não fizer essa análise ficará totalmente perdida sem entender porque não está tendo resultados. 

Porém, cuidado para não mudar a estratégia sem que tenha dado tempo de gerar resultados, porque isso só vai atrasar seu sucesso. 

Pessoa acessando uma loja virtual pelo celular

Por fim, não existe fórmula mágica que irá atrair milhões de visitantes para a sua loja em um 1 dia. Esquece isso, o que existe é paciência e trabalho duro, se você fizer todos esse passos conseguirá aumentar consideravelmente o número de seguidores do seu e-commerce, então mão na massa! 

Meu desafio para você é começar agora, faça o passo 1 e divida os outros em pequenos passos para que consiga alcançar esse objetivo e não fique procrastinando. 

Agora preciso muito saber se esse conteúdo te ajudou, comente aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Ficou com dúvida? Converse comigo!
%d blogueiros gostam disto: