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Como fazer marketing de conteúdo para e-commerce? Aprenda agora!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2019, cerca 69,10% dos e-commerces já utilizam o marketing de conteúdo. Outro dado interessante é que 31,90%, do total de empresas entrevistadas, não utiliza essa estratégia por falta de conhecimento. 

Pensando nisso, fiz esse artigo, para te ajudar a entender melhor como funciona essa estratégia, e como aplicá-la em seu e-commerce. Pegue seu bloquinho de notas e vamos ao conteúdo!

O que é Marketing de Conteúdo? 

O marketing de conteúdo é uma estratégia no qual você utiliza conteúdos em diversos formatos e em variados canais, para alcançar seu potencial cliente. E além de alcançá-lo, esse conteúdo deve encantá-lo de forma que ele adore sua marca, gere confiança e torne-se um defensor da sua marca.

O que não é marketing de conteúdo: artigos aleatórios sem nenhuma pesquisa, postar somente conteúdo falando da sua empresa e não ajudar em nada. Esse tipo de coisa não conecta, as pessoas querem conteúdos reais e úteis.

As pessoas querem conteúdos reais e úteis.

Por que um e-commerce também precisa de Marketing de Conteúdo?

Primeiro motivo é que todo mundo (ou quase todo mundo) faz uma pesquisa no google antes de efetuar uma compra, seja online ou offline. Ou seja, a sua loja precisa ser encontrada quando seu potencial cliente pesquisar sobre o produto.

O segundo motivo é que 68% das vendas realizadas por lojas virtuais foram feitas a partir de busca orgânica, de acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae e a E-commerce Brasil em 2016. Acredito que isso já é o suficiente para te convencer de que você precisa começar a fazer marketing de conteúdo hoje.

Acredito que isso já é o suficiente para te convencer de que você precisa começar a fazer marketing de conteúdo hoje.

Como fazer uma estratégia de Marketing de Conteúdo para e-commerce?

Agora que você já entendeu a importância de utilizar o marketing de conteúdo no seu e-commerce é hora de aprender como colocá-lo em prática. Mas lembre-se que isso é um processo, não é de um dia para o outro que os resultados virão. Além disso, tudo no Marketing é teste, então não desanime se ninguém se interessar pelo seu conteúdo, isso só quer dizer que você precisa testar algo diferente. 

Entenda para quem você vende

Não existe estratégia que funcione sem saber para quem se vende, ou melhor não existe negócio! Se você já tem um e-commerce funcionando, já deve saber mais ou menos quem é o seu cliente ideal. Mas se ainda não montou seu e-commerce ou quer definir melhor quem é esse seu cliente ideal, vou te dar uma luz. Algumas formas de conseguir conhecer melhor seu cliente ideal: 

  • Faça pesquisas com seus clientes – Caso você já tenha uma base de clientes, ofereça cupons de desconto ou brindes em troca de responder a pesquisa;
  • Entre em grupos do facebook – Esse é um lugar onde as pessoas compartilham suas experiências e fazem desabafos, é uma ótima forma de ter ideias. 
  • Use o Facebook Insights – É uma ferramenta excelente para entender melhor o que esse cliente curte, quais os assuntos favoritos e etc.
  • Utilize a ferramenta Ubersuggest – Aqui você busca por palavras-chave, você vai conseguir saber o que ele mais busca e como, além de dar muitas ideias para conteúdos.

Essas ferramentas vão te ajudar a entender o que seu potencial cliente busca, como você pode ajudá-lo, que tipo de conteúdo ele gosta e muitas outras coisas.

Não é de um dia para o outro que os resultados virão.

Descrição dos produtos

Ao fazer as descrições dos produtos, dê o máximo de detalhes possíveis utilizando palavras-chave para que seja bem ranqueado pelo Google. Porém, não encha com detalhes irrelevantes, porque precisa agradar ao google (com as palavras-chave) e as pessoas que irão ler o conteúdo. 

Preste atenção nas imagens

Além das descrições, tome cuidado com nome das imagens que você utiliza nos produtos. Quando você enviar uma imagem para sua loja virtual, troque o nome do arquivo e coloque a palavra-chave. Por exemplo, se seu produto é um tênis vegano, coloque esse nome no arquivo da sua imagem antes de enviá-la para o site. Isso é muito importante para o SEO, porque as pessoas também buscam por imagens, e assim a imagem do seu produto também pode ser encontrada.

FAC 

Você pode ter uma loja virtual incrível, com um design lindo, mas se a pessoa entrar nele e não conseguir ter respostas para suas dúvidas em relação ao produto, vai ser dinheiro jogado no lixo. 

Por isso, faça uma área de FAC. Essa sigla quer dizer (em português) “perguntas frequentes”, e serve para seu cliente sanar todas as dúvidas acerca de um produto, o que facilita o processo de compra e ainda gera economia com atendimento.

Faça algo diferente, que chame a atenção do seu potencial cliente. Invista em vídeos, infográficos, e textos diferenciados que não cansem o leitor.

Tome cuidado com nome das imagens que você utiliza nos produtos.

Crie um blog

Um blog é uma excelente forma de atrair novos visitantes para seu e-commerce, e fidelizar os seus clientes. Porque gera credibilidade e proximidade com seu potencial cliente, os conteúdos podem ser para atrair (tirando dúvidas ou resolvendo algum problema), guia ou passo a passo, cases de sucesso de seus clientes e até informações de uso de seus produtos. 

É claro que tudo isso depende muito do seu nicho. Se seu e-commerce é do nicho de moda, não faz muito sentido fazer um artigo sobre informações de uso de um vestido. Você pode falar sobre tendências de moda, ideias de looks para determinada peça e muitos outros assuntos pertinentes.

Redes Sociais

Se você ainda não tem uma Fanpage no facebook e um perfil no Instagram, crie agora mesmo! As redes sociais vão te ajudar a alcançar mais pessoas e a distribuir seus conteúdos do blog, além de gerar mais conexão com seu público. Entretanto, não é qualquer coisa que vai funcionar, produza um conteúdo diferenciado e único, que reflita a sua essência e a do seu negócio.

As chaves do sucesso nas redes sociais são: frequência, conteúdo único e testes. Sobre a frequência, não existe uma regra, mas recomendo que não poste menos de 3 vezes na semana. O conteúdo único vai refletir quem você é, então gaste um tempo se conhecendo para que possa transmitir suas características em seus conteúdos.

O que fazer agora?

Nesse artigo, você aprendeu o que é uma estratégia de marketing de conteúdo e como aplicá-la em seu e-commerce. Agora é hora de colocar em prática toda essa informação, então a primeira coisa que deve fazer é entender o seu cliente. Gaste um tempo nessa tarefa, tenho certeza de que você não vai se arrepender.  Esse artigo te ajudou de alguma forma? Comenta aqui e se tiver alguma dúvida ficarei feliz em te ajudar.

Tags :
Blog para e-commerce,Descrição de Produtos,Estratégia de conteúdo para e-commerce,Estratégia de Marketing,Estratégias de vendas,Inbound Marketing para e-commerce,Marketing Orgânico

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