Muitas empreendedoras não entendem a necessidade de criar um perfil do seu e-commerce nas redes sociais ou sabem da importância, porém não sabem como escolher a mídia social adequada para seu tipo de negócio.
Visando sanar essas dúvidas, decidi criar esse artigo, que vai te mostrar o porquê de adotar as redes sociais na sua estratégia de marketing, como escolher a rede social para utilizar e como funciona as 4 principais mídias sociais para e-commerce.
Importância de posicionar seu e-commerce nas redes sociais
Primeiramente, seu e-commerce não precisa estar em todas as mídias sociais do planeta, mas nas redes mais importantes para sua persona e que se encaixam em seu negócio. Dito isso, separei os 3 grandes motivos para você começar a utilizar uma rede social hoje para seu e-commerce.
Contato direto com seu cliente
Estar presente nas mídias sociais ajuda na criação de vínculo mais forte dos clientes ou potenciais clientes, com a sua marca. É uma forma conhecer melhor a sua persona, entender as suas dúvidas em relação ao seu produto e também os conteúdos que ela mais se interessa.
Além disso, é uma maneira de tornar sua marca mais humana e mostrar para o seu cliente os valores e princípios em que sua marca se baseia. Tudo isso é possível, ao aplicar o marketing de conteúdo para e-commerce, desse modo, sua loja virtual define um posicionamento forte no mercado e reconhecimento por parte do seu cliente.
Aumentar as vendas
Apesar de não ser o foco das redes sociais, é possível ter um aumento nas suas vendas por meio desses canais. Segundo a pesquisa E-commerce Trends de 2018 feita pela Rock Content, um dos principais canais utilizados para aquisição de novos clientes são as redes sociais.
Além de fazer publicações de conteúdo relevantes para sua audiência, divulgue também os seus produtos e configure o perfil de forma que as pessoas possam acessar sua loja virtual. Explore todos os recursos que a rede social que você escolheu disponibiliza, para conseguir mais cliente para sua lojinha virtual.
Tornar sua marca mais conhecida
Esse fator está diretamente ligado ao ponto anterior, já que aumentando o alcance da sua marca, você tem maiores chances de aumentar também as vendas. Além disso, é mais fácil tornar sua marca mais conhecida através das redes sociais, do que simplesmente criando uma loja virtual.
Entretanto, é preciso ter um cuidado maior com a reputação da sua marca, devido ao fato do seu cliente ter liberdade para comentar o que pensa da sua empresa. Então, certifique-se de está oferecendo produtos e um atendimento de qualidade.
3 dicas para escolher a rede social ideal para seu e-commerce
Antes de tudo, você precisa entender que para escolher a rede social adequada para seu e-commerce é necessário avaliar alguns fatores. Esses fatores podem ser o motivo de fracasso ou sucesso na rede escolhida.
Conheça bem seu cliente
Entendo que é cansativo sempre ler essa mesma afirmação, porém essa repetição não é à toa. Conhecer seu cliente ideal e criar uma persona, vai te ajudar em várias áreas do seu negócio, não só na criação da estratégia de conteúdo, como também na hora de oferecer novos produtos.
Nesse caso, conhecer a sua persona vai te ajudar a entender em que rede social ela está mais presente e o que ela busca, especificamente, em cada rede. Assim, você não corre o risco começar em uma mídia social, gastar tempo e energia e depois descobrir que a sua buyer persona não a utiliza.
Analise a concorrência
Existe uma grande diferença entre copiar seu concorrente e analisar o que ele está fazendo, e recomendo que você faça somente a segunda opção. Caso você já saiba quem são seus maiores concorrentes, veja em que redes sociais eles estão presentes e quais eles não estão. Se não sabe quem são seus concorrentes faça uma pesquisa e liste os principais.
Logo depois de ver as redes sociais que seus concorrentes estão, analise os seguintes pontos:
- o que ele está publicando;
- como as pessoas estão reagindo (se estão comentando e o que comentam);
- quantos seguidores ele tem;
- quais os formatos de conteúdo que ele utiliza (vídeos, lives, texto, imagem).
Faça essa análise para cada um dos concorrentes que você considera os principais, isso vai te dar uma noção se eles estão tendo sucesso nessa rede social ou não. Pois se funciona para seu concorrente, provavelmente vai funcionar para você, mas entenda que você terá que se esforçar bem mais para ter sucesso.
Entenda cada uma das redes
Outro fator que vai te ajudar a escolher a melhor mídia social para seu negócio, é conhecer cada uma delas. Então, crie uma conta em cada uma das redes sociais ou as que você pretende utilizar para seu e-commerce, e passe um tempo observando:
- como a pessoas interagem;
- o que elas compartilham;
- que tipo de conteúdo gera um alto engajamento;
- e como funciona a rede.
Principais redes sociais e como utilizá-las para seu e-commerce
O facebook ainda é a rede social com o maior número de usuários do mundo, e a maioria das empresas já está presente nessa mídia social e dependendo de quem seja a sua persona, talvez ela utilize essa rede também.
Explore bastante os recursos que o Facebook oferece, dentre eles a possibilidade de criar uma loja dentro da sua página para expor seus produtos, como também o Facebook ADS que permite a criação de anúncios tanto para a própria rede como para o Instagram.
Assim como no Facebook, a maioria das empresas também está presente nessa rede, principalmente e-commerces voltados para moda. Um recurso interessante do Instagram é a possibilidade de criar uma lojinha dentro da própria rede o Instashopping. Mas para isso é necessário que cada produto esteja vinculado a algum link de pagamento para a pessoa concluir a compra, já que não possível fazer dentro do próprio Instagram.
Não é necessário ter uma loja virtual para vincular com o seu Instashopping, você pode utilizar um link redirecionando para seu anúncio do Mercado Livre, por exemplo. Então, basta cadastra seus produtos em um marketplace ou criar uma conta da Yapay que permite a criação de links de pagamento mesmo sem uma loja virtual.
Para poder criar uma lojinha no Instagram é preciso já ter criado uma página no Facebook e ter cadastrado seus produtos, mas se você não sabe como fazer isso, dê uma olhada nesse artigo sobre o Instagram Shopping e loja do Facebook.
O sucesso do seu e-commerce no Instagram, depende da sua estratégia de conteúdo, porque o objetivo não é vender produtos, mas o relacionamento. Então, produza um conteúdo que chame a atenção da sua persona e desperte o interesse em visitar sua loja virtual.
Embora nem todos os e-commerces possam utilizar essa mídia social em sua estratégia de marketing, é importante mencioná-la pois se você trabalha com o modelo B2B, pode ser interessante criar sua página nessa rede. Caso você queira adotá-lo em sua estratégia de marketing digital, confira esse artigo sobre Linkedin para e-commerce.
Assim como no Facebook, no Linkedin é possível criar uma página para empresas onde você pode colocar informações sobre sua empresa, link da sua loja virtual e publicar conteúdos.
Da mesma forma que Linkedin não é recomendado para todo tipo de e-commerce, o Pinterest é ideal para os nichos de: moda, decoração, saúde e culinária, e o seu público é predominantemente feminino.
Para ter sucesso no Pinterest é necessário focar em imagens, então capriche nas fotos do seu produto em diversos contextos e compartilhe conteúdos interessantes para sua persona.
Conclusão Em resumo, é fundamental que seu e-commerce esteja presente nas redes sociais, porque isso vai alavancar sua estratégia de marketing e fazer com o que seu cliente ideal chegue até você. Pesquise bastante antes de implementar alguma rede social em seu negócio e se quiser fazer alguma pergunta pode deixar aqui nos comentários
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