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Nós sabemos o quanto as mulheres já conquistaram na sociedade, direito ao voto, educação e muitos outros direitos. Mas a situação está muito longe de ideal, a diferença de salário ainda é muito grande, chegamos a ganhar 50% menos que os homens em cargos iguais.

Apesar de tudo isso, o empreendedorismo feminino vem crescendo consideravelmente. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae de 2001 a 2011 o número de empreendedoras cresceu 21%, são 12% a mais que o número de homens. 

E ainda o número de mulheres empreendendo no segmento de e-commerce aumentou em 15%, e isso mostra como as mulheres vêm batalhando para mostrar que elas podem e vão estar onde quiserem. 

Por isso, nesse artigo quero te mostrar começar a empreender nesse segmento, as vantagens e desvantagens, além dos melhores nichos para um e-commerce. 

Então, pegue seu bloco de notas e esclareça suas dúvidas para tornar seu sonho realidade!

O que é um e-commerce?

Primeiramente precisamos definir o que é esse tal de e-commerce, em resumo é quando um negócio é estruturado de forma que todas as suas transações funcionem pela internet. Ou seja, a venda e o atendimento são totalmente online, e além disso todos os processos como estoque e controle de finanças, também podem funcionar digitalmente.

É comum as pessoas pensarem que e-commerce é sinônimo de loja virtual, mas na verdade esse é uma das partes do e-commerce. Porque o e-commerce envolve vários processos, é como um comércio normal, só que online. 

Para esclarecer melhor a diferença, vou te dar um exemplo bem prático. Imagine que você possui uma loja física de móveis e deseja vender pela internet seus produtos, e cria um site onde as pessoas possam comprá-los. Isso é uma loja virtual, porque você continua a ter sua loja física, você apenas criou mais um canal de vendas. 

Vantagens e desvantagens de ter um e-commerce

Se você está buscando entrar nessa onda do empreendedorismo feminino, precisa entender que nem tudo são flores e se preparar. E para isso, analise essa lista com atenção e decida se essa é a melhor forma para você empreender. Vamos a lista: 

Desvantagens

Listei a seguir 3 principais desvantagens em criar um e-commerce, essa pequena lista tem o objetivo de te informar sobre o que você enfrentará nesse empreendimento e não te desanimar. Porque nada mais são que obstáculos a serem superados.

  • Dificuldade em se relacionar com os clientes: Esse é um dos maiores desafios, principalmente se você tem vários pontos de contato com seus clientes. Porém não é somente a questão de administrar esses canais e responder com rapidez, mas também de manter a imagem da sua marca. 
  • Precisa de uma estratégia de SEO: Caso você queira aumentar o número de visitantes no site e consequentemente vender mais, você precisa investir em SEO. 

Não vamos entrar em detalhes sobre o assunto, mas basicamente você precisa criar descrições para seus produtos de forma que utilizem palavras-chave que as pessoas buscam, para que sua página seja encontrada pelo seu cliente. 

  • Organizar a logística: Para que você seja uma empreendedora de sucesso é fundamental que cuide muito bem da parte logística de seu negócio, porque isso pode te custar muito caro. 

Vantagens

  • Conhecer melhor seu público: No e-commerce existe uma facilidade maior em conhecer seu público. Você pode fazer pesquisas com seus clientes em troca de um cupom ou brinde, por exemplo. Além disso, pode entendê-los através do comportamento em seu site: 
  • O que eles mais buscam? 
  • Onde mais clicam?
  • Qual o produto que mais tem vendas?
  • Em que horário costumam acessar o site? 
  • Funciona 24 horas por dia: Diferente de uma loja física, um e-commerce pode vender a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, e ainda tem um custo bem menor. Sua loja vai estar disponível para seu cliente comprar a hora que desejar, e você pode ainda automatizar o atendimento. 
  • Melhor análise dos resultados: Com uma boa plataforma de e-commerce você pode facilmente analisar todos os dados que precisa. Isso é importante porque vai direcionar todas as suas ações de marketing, e saber o que está funcionando ou não.
Mulher praticando o Empreendedorismo Feminino através do celular.

Melhores nichos para e-commerce

Quando se trata do empreendedorismo feminino, estatisticamente é mais difícil para as mulheres superarem os obstáculos e prosperarem em seus negócios. E isso inclui o e-commerce. Por isso é importante escolher com cuidado um nicho, de preferência que você tenha paixão e facilidade. Então, não tenha pressa nessa etapa, pesquise bastante, veja cases de sucesso, e principalmente não desista.

Beleza 

Esse é um dos mercados mais promissores e vai continuar sendo por muito tempo, e é super concorrido. Mas não desanime, você ainda pode entrar nesse mercado. O que você pode fazer é buscar subnichos para atuar, como produtos veganos, artesanais, e que unem saúde e beleza. 

Moda 

Outro grande nicho, e assim como o nicho da beleza o segredo é apostar em subnichos como moda sustentável, vegana ou gospel. Além disso, existem vários setores para explorar como moda infantil, plus size, feminina, masculina e etc. 

Saúde e bem-estar

É um nicho bem amplo, que engloba desde alimentação até atividades físicas. Sendo assim, você pode apostar na venda de produtos específicos para um tipo de atividade física como, por exemplo yoga, dança ou corrida. Pode vender alimentos orgânicos, marmitas fitness ou alimentos veganos.

Bebidas artesanais

O consumo de cerveja artesanal tem crescido muito, e porque não investir nesse tipo de nicho. Você pode criar um e-commerce de cerveja artesanal feita por mulheres e para mulheres, é uma excelente alternativa para se diferenciar nesse nicho.

Empreendedorismo Feminino na prática com uma loja de roupas.

O que esperar do futuro do empreendedorismo feminino? 

A tendência é que continue a crescer, não só no segmento do e-commerce, mas no cenário geral. E o impacto disso é enorme, principalmente na vida das mulheres que escolheram esse caminho, porque não é só uma escolha de carreira, é uma forma de empoderamento.

Nesse artigo você aprendeu o que é um e-commerce, as vantagens e desvantagens nesse modelo de negócio, e ainda 4 ideias de nichos para atuar. Já decidiu se quer entrar no segmento do e-commerce? Conta aqui nos comentários. 

Sabia que a Agência GirlUP Digital pode te ajudar a estruturar seu negócio? Entre em contato e seja uma empreendedora de sucesso.

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