Nós sabemos o quanto as mulheres já conquistaram na sociedade, direito ao voto, educação e muitos outros direitos. Mas a situação está muito longe de ideal, a diferença de salário ainda é muito grande, chegamos a ganhar 50% menos que os homens em cargos iguais.
Apesar de tudo isso, o empreendedorismo feminino vem crescendo consideravelmente. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae de 2001 a 2011 o número de empreendedoras cresceu 21%, são 12% a mais que o número de homens.
E ainda o número de mulheres empreendendo no segmento de e-commerce aumentou em 15%, e isso mostra como as mulheres vêm batalhando para mostrar que elas podem e vão estar onde quiserem.
Por isso, nesse artigo quero te mostrar começar a empreender nesse segmento, as vantagens e desvantagens, além dos melhores nichos para um e-commerce.
Então, pegue seu bloco de notas e esclareça suas dúvidas para tornar seu sonho realidade!
Primeiramente precisamos definir o que é esse tal de e-commerce, em resumo é quando um negócio é estruturado de forma que todas as suas transações funcionem pela internet. Ou seja, a venda e o atendimento são totalmente online, e além disso todos os processos como estoque e controle de finanças, também podem funcionar digitalmente.
É comum as pessoas pensarem que e-commerce é sinônimo de loja virtual, mas na verdade esse é uma das partes do e-commerce. Porque o e-commerce envolve vários processos, é como um comércio normal, só que online.
Para esclarecer melhor a diferença, vou te dar um exemplo bem prático. Imagine que você possui uma loja física de móveis e deseja vender pela internet seus produtos, e cria um site onde as pessoas possam comprá-los. Isso é uma loja virtual, porque você continua a ter sua loja física, você apenas criou mais um canal de vendas.
Se você está buscando entrar nessa onda do empreendedorismo feminino, precisa entender que nem tudo são flores e se preparar. E para isso, analise essa lista com atenção e decida se essa é a melhor forma para você empreender. Vamos a lista:
Listei a seguir 3 principais desvantagens em criar um e-commerce, essa pequena lista tem o objetivo de te informar sobre o que você enfrentará nesse empreendimento e não te desanimar. Porque nada mais são que obstáculos a serem superados.
Não vamos entrar em detalhes sobre o assunto, mas basicamente você precisa criar descrições para seus produtos de forma que utilizem palavras-chave que as pessoas buscam, para que sua página seja encontrada pelo seu cliente.
Quando se trata do empreendedorismo feminino, estatisticamente é mais difícil para as mulheres superarem os obstáculos e prosperarem em seus negócios. E isso inclui o e-commerce. Por isso é importante escolher com cuidado um nicho, de preferência que você tenha paixão e facilidade. Então, não tenha pressa nessa etapa, pesquise bastante, veja cases de sucesso, e principalmente não desista.
Esse é um dos mercados mais promissores e vai continuar sendo por muito tempo, e é super concorrido. Mas não desanime, você ainda pode entrar nesse mercado. O que você pode fazer é buscar subnichos para atuar, como produtos veganos, artesanais, e que unem saúde e beleza.
Outro grande nicho, e assim como o nicho da beleza o segredo é apostar em subnichos como moda sustentável, vegana ou gospel. Além disso, existem vários setores para explorar como moda infantil, plus size, feminina, masculina e etc.
É um nicho bem amplo, que engloba desde alimentação até atividades físicas. Sendo assim, você pode apostar na venda de produtos específicos para um tipo de atividade física como, por exemplo yoga, dança ou corrida. Pode vender alimentos orgânicos, marmitas fitness ou alimentos veganos.
O consumo de cerveja artesanal tem crescido muito, e porque não investir nesse tipo de nicho. Você pode criar um e-commerce de cerveja artesanal feita por mulheres e para mulheres, é uma excelente alternativa para se diferenciar nesse nicho.
A tendência é que continue a crescer, não só no segmento do e-commerce, mas no cenário geral. E o impacto disso é enorme, principalmente na vida das mulheres que escolheram esse caminho, porque não é só uma escolha de carreira, é uma forma de empoderamento.
Nesse artigo você aprendeu o que é um e-commerce, as vantagens e desvantagens nesse modelo de negócio, e ainda 4 ideias de nichos para atuar. Já decidiu se quer entrar no segmento do e-commerce? Conta aqui nos comentários.
Sabia que a Agência GirlUP Digital pode te ajudar a estruturar seu negócio? Entre em contato e seja uma empreendedora de sucesso.