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Com tantas ferramentas para gestão de e-commerce disponíveis no mercado, a escolha da ferramenta ideal vira um verdadeiro desafio. Mas não pense que existe uma ferramenta perfeita, que vai ter todas as funcionalidades que seu negócio precisa, você precisará utilizar várias ferramentas. 

E para te ajudar, selecionei 16 ferramentas de 5 áreas diferentes para seu e-commerce, e dentre elas muitas são gratuitas, então não se preocupe. Pegue seu bloquinho de notas e vamos a lista!

Ferramentas para melhorar a gestão de e-commerce

Administrativas 

  • Bling: é uma ferramenta para gestão de e-commerce, nela você consegue controlar estoque, emitir notas fiscais, cadastrar clientes e fornecedores, gerenciar suas vendas, além disso integra seu e-commerce a diversos marketplaces.
  • Zoho: não é só uma ferramenta, são vários aplicativos que ajudam a gerir seu negócio como um todo. Possui soluções para área financeira, suporte ao cliente, vendas e marketing e muitas outras funções excelentes.
  • Tiny ERP: esse sistema te ajuda a gerir os recursos do seu e-commerce, como faturamento, gestão de produtos, gestão de compras e financeiro. É completo e ainda pode ser integrado com marketplaces, plataformas de e-commerce, logística e até gateways de pagamento. Umas das principais vantagens, é que possui um período de 30 dias de teste gratuito com auxílio de profissionais. Além disso, o plano inicial é super baratinho, inclusive para quem está começando.

Redes sociais 

  • Mlabs: essa ferramenta é para gestão de redes sociais e não só de agendamento de postagens, você pode gerenciar Facebook, Instagram, Youtube, e até responder mensagens dos seus seguidores. Além disso, tem acesso a análise dos perfis que dá ótimos insights. Apesar de não ser gratuita, o preço é acessível e tem várias opções de pagamento.
  • Estúdio de Criação: é uma ótima opção para quem está começando e quer economizar, essa é uma ferramenta do próprio Facebook e é gratuita. Com ela, você consegue agendar postagens no Facebook e Instagram, porém ainda não dá para agendar stories. 
  • Hootsuite: com essa plataforma você poderá agendar postagens, monitorar equipes, criar uma biblioteca de conteúdo para curadoria, integrar com o google analytics e muitas outras funções. A principal desvantagem é o custo mensal ser em dólar, o que torna o serviço mais caro. Porém, eles oferecem um plano básico gratuito, que é limitado, mas dá para testar e ver se vale a pena. 
Mulher fazendo a gestão de e-commerce pelo celular

Automação de marketing 

  • LeadLovers: essa é uma ferramenta completíssima, possui envio de e-mails ilimitados, lista de até 5.000 inscritos (para mais precisa comprar separado), área de membros, plataforma EAD, integração de pagamento, relatórios completos, modelos de páginas prontos e outras funcionalidades. Devido ao grande número de funcionalidades, acredito que o valor está bem justo. 
  • RD Station: possui um plano inicial acessível, mas bem limitado, com envio de até 4.000 e-mails por mês e uma lista de até 1.000 contatos. É possível fazer páginas de captura, pop-ups, segmentação de lista e automação básica.  Uma vantagem é a plataforma permite fazer um teste gratuito por 10 dias, é uma ótima forma de conhecer e saber se é a melhor opção para seu negócio. 
  • Benchmark: no plano gratuito é possível ter um número ilimitado de inscritos na lista e enviar até 250 e-mails por mês. Além disso, possui integração com e-commerce, redes sociais, e várias funções para análise de resultados de suas campanhas. 

Gerenciamento de equipe e projetos

  • Asana: essa é uma ferramenta muito útil para gerir equipes de diversos setores de sua empresa e projetos. Os principais recursos são a gestão de projetos, fluxos de trabalhos, calendários e outros. Com a versão gratuita você consegue gerir até 15 pessoas e tem acesso as principais funcionalidades.
  • Bitrix: nessa plataforma você consegue gerenciar carga de trabalho, criar grupos de trabalho para projetos específicos, planejar e gerenciar projetos, gerenciar tarefas em grupo e muitas outras ferramentas. Essas são algumas ferramentas que a plataforma possui, também possui soluções para atendimento ao cliente, sites, CRM e outras. Além de tudo isso, ainda tem um plano gratuito para usuários ilimitados.

Produtividade

  • Todoist: essa é uma ferramenta para gerenciar tarefas, nela você pode criar listas, integrar com e-mail, criar lembretes e colocar filtros em suas tarefas. Esse aplicativo tem duas versões, paga e gratuita, a versão gratuita já muito boa e cumpre bem o prometido. 
  • Trello: já é bem conhecido no mercado, com ele você pode criar projetos e dentro de cada projeto tem listas em forma de cartões. O plano gratuito tem diversas funções, mas a versão paga permite que você tenha integrações ilimitadas com várias ferramentas disponíveis na plataforma. 

Ferramenta de Análise

  • Google Analytics: essa é essencial para qualquer negócio digital, e é totalmente gratuita. Com ela é possível analisar dados dos visitantes da sua loja virtual, como total de visitas, origem das visitas, de que região são, comportamento do usuário no funil de vendas e outros insights. 
  •  Navegg Analytics: mostra dados analíticos, geográficos, quais as marcas que sua audiência utiliza, as redes sociais, produtos e interesses. É uma excelente ferramenta para gestão de e-commerce, porque ele consegue te dar diversas informações sobre seu visitante, mesmo que só tenha visitado sua loja uma única vez.

Atendimento 

  • Movie Desk: é uma ferramenta de atendimento ao cliente integrada com e-mail, telefonia, possui chat, portal do cliente, ferramentas de produtividade e gestão para e-commerce. O preço é alto, principalmente para quem está começando, mas eles disponibilizam um teste gratuito por 7 dias.
  • Jivochat: é um aplicativo de comunicação para atender e monitorar os visitantes, por meio de chat online, Facebook Messenger, telefone e e-mail em tempo real. Possui outras diversas funcionalidades, incluindo integração com CRM, além disso existe um plano totalmente gratuito para até 5 operadores, mas o plano pago é bem mais completo e o valor é acessível.

Conclusão

Por fim, a escolha das ferramentas de gestão de e-commerce certas vai te ajudar a fazer com que seu negócio tenha sucesso. Nesse artigo, mostrei as principais ferramentas, pagas e gratuitas, para diversas áreas do seu negócio, desde administrativas ao atendimento ao cliente.

Desejo a você muito sucesso no seu e-commerce! E se esse artigo te ajudou compartilhe com alguma amiga.

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