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O que é Inbound marketing e como aplicar no teu E-commerce?

Você já pode ter ouvido os termos Inbound e outbound marketing, mas se ainda não sabe o significado dos dois, conheça aqui!

Hoje vamos tratar do Inbound marketing e do porquê (e como) você deve aplica-lo em seu e-commerce.

Os e-commerces estão crescendo cada dia mais, o que significa que há mais concorrência em todos setores.

Como é possível lidar com mais concorrência e se destacar em um mercado tão grande? O Inbound marketing pode te ajudar nisso.

O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Se trata de um marketing de atração, isto é, o cliente que irá atrás do seu e-commerce, ao invés de você ir atrás do cliente.

Todas as ações realizadas tem como objetivo atrair o seu potencial cliente para o seu site (ou blog caso tenha).

Quando o possível cliente vai ao seu site, é feito um “trabalho” de relacionamento com o cliente.

Se trata de um conteúdo personalizado e original que você irá criar, com objetivo de mostrar a ele do que é o seu e-commerce e seu segmento.

O Inbound marketing tem o poder de transformar seu e-commerce em uma referência do seu nicho de mercado, o que também irá acarretar na decisão de compra de clientes.

É claro que todo esse “poder” de transformação é quando o Inbound marketing é aplicado da forma correta, o que traz diversos benefícios para seus clientes e é claro, para o seu negócio.

Benefícios

É claro que com um marketing com esse poder de transformação traz muitos benefícios quando aplicado corretamente.

O seu principal benefício é o de aumentar a visibilidade do seu negócio, para que muitas pessoas o conheçam.

Desse modo, irá atrair diversos potenciais clientes através de conteúdos relevantes e que os farão escolher pelo seu produto.

Além disso, o Inbound Marketing também é mais barato, em comparação ao Outbound (onde o seu empreendimento que vai atrás do cliente).

Esse método conta com diversas vantagens, mas como aplicar no seu e-commerce de modo efetivo?

Passo a passo para implementar o Inbound Marketing no seu e-commerce

Inbound Marketing no seu e-commerce

Assim como dito anteriormente, é um marketing de atração, então o primeiro passo é conseguir atrair seu público-alvo.

Isso porque seu e-commerce deve ter visitas para gerar leads, que são pessoas que já tem interessem em adquirir seu produto, e preencheram algum formulário com seus dados de contato.

Mas como atrair essas pessoas? Há quatro métodos mais conhecidos e eficientes, você pode focar em um, ou então em vários ao mesmo tempo.

É recomendado focar em mais um, desde que não prejudique a eficácia do outro, pois é necessário que todos métodos estejam funcionando bem.

Atraindo pessoas ao seu e-commerce

Confira os quatro métodos mais utilizados:

SEO: caso você ainda não conheça esse termo, está perdendo milhares de visitas ao seu site, pois é através dele que o seu e-commerce irá aparecer nas páginas do Google.

Há profissionais que trabalham com esse “método”, e também é possível otimizar o seu site com SEO você mesmo após estudar, porém é um método mais demorado em comparação as outras opções.

Blog: ter um blog pode atrair muitas pessoas ao seu e-commerce, mesmo que elas inicialmente não tenham em mente comprar “algo”.

É através do conteúdo que você poderá levar pessoas para o seu e-commerce, como por exemplo: se o seu e-commerce vende produtos de informática, é possível fazer um artigo a respeito de teclados mecânicos e no final, apresentar seu e-commerce para a pessoa, caso ela tenha gostado de algum modelo.

Redes sociais: provavelmente seu e-commerce já possui redes sociais, e é a forma que atinge o maior número de pessoas, então é ideal investir conteúdo que também leve as pessoas ao seu e-commerce e não só oferecer seus produtos.

Links patrocinados: é a forma mais rápida de atrair pessoas ao seu site, e você pode pagar por anúncios na pesquisa, banner ou então o patrocínio das redes sociais que você utiliza.

Assim que você atrair seu público-alvo, o que é possível se fazer?

Como converter seu público-alvo em leads?

Convertendo o público-alvo em lead

Fazer o público-alvo que foi atraído ao seu site virar lead (um potencial cliente) também é uma tarefa que possui métodos.

Landing pages: é uma página criada para convencer o cliente a comprar de você, com formulários, call to actions e outros.

Ofertas: você já deve ter visto ofertas imperdíveis, mas elas podem ser ofertas tanto como um teste grátis, demonstrações como também materiais ricos (como dar um e-book para a pessoa falando a respeito do produto/serviço).

CRO: é uma otimização de conversão, onde você irá pôr seu copywriting, teste A/B e outros.

Acelerando o processo de compra

Não é porque alguém visitou seu site, que ele irá automaticamente comprar dele, então através do e-mail marketing isso é possível.

Quando a pessoa se cadastrar com seu endereço de e-mails, é possível enviar e-mails promocionais ou newsletter, o que pode acelerar o processo de compra.

Os e-mails promocionais, assim como o nome já diz, promovem ofertas que o seu e-commerce oferece.

Já as newsletter é e-mail que traz um conteúdo, como os e-books citado na fase de ofertas.

Por fim, também é possível automatizar todo esse processo com ferramentas de automação, que enviam e-mails automaticamente, poupando tempo e custos para o seu e-commerce.

Vendendo com Inbound Marketing

Vendendo com Inbound Marketing

Após todos esses processos, é possível fazer a venda dos seus produtos ou serviços em seu e-commerce.

O Inbound Marketing traz diversos benefícios aos usuários, e não é algo “simples” que pode ser feito de um dia para o outro também.

Se trata de um marketing que necessita de estudos e aprimoramentos ao longo do tempo.

Desse modo, é possível não perder sua vaga nesse mercado tão grande que é a Internet, unindo diversos desses métodos até achar o “modelo” de Inbound Marketing ideal para o seu e-commerce.

Algumas lojas virtuais costumam apostar somente nas redes sociais, o que pode estar atrasando um pouco o aumento nas vendas.

Unir o SEO com um blog é uma ótima combinação, assim como as redes sociais podem ser implementadas com esses dois.

É como um ciclo que pode ser repetido diversas vezes, por exemplo:

Você faz um artigo que interessa a alguém, e a pessoa chegou nesse artigo através do SEO, e no fim dele você indica seu produto e também fala que haverá uma “dica” especial ou uma oferta em uma rede social.

A pessoa interessada irá te seguir lá e assim você poderá avisar sobre um novo artigo postado, e o ciclo se repete.

Apostar no Inbound Marketing junto ao Marketing de Conteúdo pode fazer com seu e-commerce cresce muito em pouco tempo, comece hoje mesmo!

Tags :
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