Escolher uma plataforma para e-commerce adequada é um grande desafio no meio de tantas opções nesse mercado, então resolvemos fazer um review completo da plataforma Tray. Que é uma das mais conhecidas e antigas do mercado.
Por isso, nesse review você verá todos os recursos que a plataforma Tray oferece, como é a plataforma por dentro e outros recursos que vão ajudar seu negócio a ganhar mais destaque e aumentar as vendas.
Essa plataforma está no mercado há mais de 17 anos e já ganhou o prêmio de melhor plataforma de ecommerce do Brasil em 2017. Além disso, é a plataforma favorita dos e-commerces, de acordo com a E-commerce Trends de 2018.
O principal na hora de escolher uma plataforma de e-commerce adequada, é prestar atenção se ela possui todas as integrações que seu negócio precisa. Além disso, se ela possui ferramentas extras que podem facilitar seu trabalho e te ajudar efetuar mais vendas. Por isso, listei aqui os recursos fundamentais que a Tray possui.
Essa visão inicial do seu painel administrativo da Tray, aqui você tem um resumo dos pedidos nos últimos 30 dias e do seu plano.
Nesse painel é onde você poderá gerenciar todas as suas vendas e clientes, a navegação é bastante intuitiva e não precisa de muitas explicações.
Nessa aba é onde você gerencia todos os seus produtos, vamos ver cada um dos recursos começando pelos Produtos Cadastrados.
Essa função é para que você possa visualizar seus produtos cadastrados através de um filtro de busca e fazer edições rápidas. Também é permitido importar ou exportar lista para o excel, importar da Webstore Locaweb, gerenciar as colunas que serão exibidas na lista e visualizar uma lista de todos os produtos excluídos.
O cadastramento de produtos da plataforma é completíssimo e permite todas as configurações necessárias. Vou detalhar cada uma das funções disponíveis na página de cadastro de produto.
Em primeiro lugar, é possível selecionar como o produto será exibido na loja, com os selos:
O nome do produto pode ter até 200 caracteres, e o produto pode ter mais de uma categoria, uma principal e outras adicionais. Em seguida, vem a descrição do produto, que permite fazer uma formatação bem completa e não possui um limite de caracteres.
Na etapa do preço, existem 3 opções para preencher: preço de venda, preço de custo e preço em promoção. Além disso, a plataforma permite que você deixe o preço do produto como “Sob consulta”, assim o produto ficará somente para exibição e o cliente será direcionado a um formulário para perguntar o preço do produto.
As imagens do produto devem ser de até 2mb e os arquivos devem ser em JPG, JPEG ou PNG, e não há um limite de imagens. Também é possível inserir apenas um vídeo através de link do Youtube ou Vimeo.
Na parte no estoque é possível cadastrar a quantidade de produtos em estoque e receber um aviso quando o estoque chegar a uma quantidade mínima, que você pode definir.
Em seguida, vem a etapa de peso e dimensões onde serão inseridas as informações necessárias para o cálculo do frete: altura, largura, comprimento e peso. Caso seja um produto digital, pode marcar a opção de que não precisa enviar.
Esse campo é opcional, e são inseridos dados complementares na página do produto como a marca, modelo, referência, código EAN/GTIN/UPC, itens inclusos, mensagem adicional (de até 500 caracteres), tempo de garantia e prazo de disponibilidade.
Nessa etapa é possível selecionar as características do produto de acordo com a categoria principal selecionada, dessa forma o cliente poderá fazer uma comparação entre dois ou mais produtos na página do produto selecionado. Após isso, você pode cadastrar as variações do produto que pode ser simples ou dupla.
Gerenciar kits de produtos
É bem parecida com a lista de gerenciamento dos produtos, a única diferença é que são kits de produtos, a visualização é a mesma.
Cadastrar novo kit de produtos
Assim como o tópico anterior, o cadastro de kit é relativamente igual ao cadastro de produtos, o que muda é que você terá que selecionar os produtos já cadastrados que farão parte no kit e como será o cálculo do frete. Outra coisa que muda, é que não possui a parte de características e variação do produto.
Gerenciar categorias
Nesse painel é onde você consegue visualizar as categorias criadas, as características de cada categoria e se possui algum produto cadastrado em cada categoria. A edição da categoria, também pode ser feita nesse painel, e ainda incluir subcategorias em cada uma.
Incluir categoria
Para inserir uma nova categoria basta inserir o nome da categoria, selecionar as características (opcional), a configuração de SEO (opcional) e descrição da categoria (opcional).
Essa é etapa é bem simples, caso já tenha algum produto cadastrado, aparecerá uma lista com todas as marcas ou fabricantes. A inclusão de uma nova marca é intuitiva, você pode cadastrá-la clicando no botão acima da lista.
Gerenciar características
A 5ª opção do painel de produtos, são as características, que são dividas em gerenciamento e inclusão. No gerenciamento você consegue ver uma lista completa das características e das opções incluídas em cada uma.
Incluir característica
Para incluir uma nova característica, insira um nome, de até 50 caracteres, como por exemplo “Capacidade”, depois inclua as opções, nesse exemplo as opções podem ser 64 GB, 8 GB, 4 GB.
É nessa página onde você pode incluir e visualizar todas as abas que estão ativas nas páginas de produtos, como descrição, itens inclusos e características. As abas não são fixas então você excluir todas e deixar apenas uma, pode deixar da sua preferência.
Serve para você atualizar vários produtos ao mesmo tempo, as atualizações que você fazer ao mesmo tempo são: Valores, Promoções, Categorias, Estoque, Selos da loja, Frete Grátis, Restrições, Parcelamentos. Na última aba de logs, você tem o registro de todas as atualizações em massa efetuadas.
As limitações de compra podem ser por produto ou por forma de pagamento, no primeiro caso você consegue definir o limite de produtos diferentes no carrinho e o limite de unidades de um mesmo produto no carrinho. Já no segundo caso, você seleciona a forma de pagamento que deseja limitar, o tipo de cliente e se a limitação será na quantidade ou por valor.
Os relatórios que você consegue gerar são:
O marketing é um dos aspectos mais importantes de uma loja seja virtual ou não, e a Tray fornece ferramentas importantíssimas para ajudar o crescimento da sua loja.
Não vou detalhar cada um nesse artigo porque ficaria muito extenso, na imagem você consegue ver todos os recursos disponíveis. A plataforma Tray não deixa a desejar nesse sentido, possui todos os recursos que você precisa, tanto para recuperação de carrinhos abandonados quanto para fidelização de clientes.
A plataforma Tray possui todas configurações necessárias para fazer um bom SEO na sua loja, tanto na parte dos produtos, bem como no SEO geral da loja. Nela você consegue gerar sitemap e robots facilmente, deixar as ULR’s amigáveis para o usuário, assim como integrar com o Google Analytics, Tag Manager e Google Shopping.
A aparência da sua loja é a apresentação da sua marca, então ela precisa passar profissionalismo e confiança no visitante. Com essa plataforma você conseguirá ter uma loja totalmente personalizada com a logo da sua empresa, suas cores, tipografia etc.
Além disso, o site da plataforma possui uma loja com vários temas disponíveis, tanto gratuitos quanto pagos, e você pode mudar as cores, imagens e deixar do seu jeito.
Para que seu negócio consiga efetuar mais vendas, é necessário contar variadas opções de pagamento, e principalmente as formas de pagamento mais utilizadas. Sendo assim, a plataforma oferece integração com os meios de pagamento que sua loja precisa.
Integrações que a plataforma oferece:
Além de todos esses meios de pagamento, existem outros recursos que vão te ajudar a aumentar a conversão da sua loja. Um deles é o EasyCheckout, com a finalidade de tornar o momento do fechamento da compra o mais transparente e prático possível.
Dessa forma, o seu cliente pode efetuar a compra independentemente do dispositivo que esteja utilizando, e ainda conta com login facilitado através das redes sociais ou Masterpass.
O seu e-commerce precisa ter integração com diversas formas de envio, principalmente com os Correios. A Tray disponibiliza integração com as principais formas de envio, sendo elas:
Apesar de todos os recursos disponíveis, o valor inicial da plataforma é R$ 49,00 mensais, e pode cadastrar até 100 produtos, 10.000 visitas mensais na loja, integração nativa com os Marketplaces, 30 notas fiscais gratuitas por mês, 1 ano de domínio grátis e vários outros recursos da plataforma.
Ao escolher o plano básico você terá acesso a praticamente todos os recursos disponíveis, a diferença é:
Outro ponto em relação aos valores, são os pedidos efetuados através de marketplaces, no qual a plataforma cobra 1% em cada pedido.
Por fim, nesse artigo você viu todas as ferramentas de marketing, como é o cadastramento de produtos, como é o gerenciamento das vendas e outros recursos importantes que a plataforma Tray oferece.
Espero que esse artigo tenha respondido suas dúvidas e caso ainda tenha alguma, deixe aqui nos comentários!