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User Experience pode te ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

Capa do artigo User Experience para loja virtual

User experience, ou experiência do usuário em português, é toda a interação que o usuário tem com sua loja virtual, produto ou sistema que passa uma impressão positiva ou negativa para o usuário.

É comum as empresas negligenciarem o user experience, e focarem só em um design bonito. Mas o ux definitivamente, não é só baseado na aparência do seu e-commerce.

Ignorar a experiência do seu cliente, só vai te gerar prejuízos, afinal ela está diretamente ligada a sua taxa de conversão.

Se você quer aprender como colocar esse conceito em prática na sua loja virtual e aumentar significativamente sua taxa de conversão, leia esse artigo até o final!

Entenda o que é User Experience (UX)

Primeiramente, User Experience significa Experiência do Usuário, o termo pode parecer um pouco rebuscado, mas o conceito é totalmente aplicável à pequenos negócios. 

Essa experiência do usuário engloba qualquer tipo de interação que o cliente tenha com a marca e o seu produto. 

Desde que ele entra no site ou loja até o momento em que ele utiliza aquele produto comprado. É muito mais que um site ou loja bonita. 

Tem tudo a ver com o cliente e em como você pode proporcionar uma experiência agradável em todos os pontos de contato da marca. 

Imagine que você está em uma Loja Virtual, e pretende comprar um produto, e ao clicar para efetuar a compra você é redirecionado para outro site totalmente diferente. Se você é como a maioria dos consumidores, irá ficar um pouco desconfiado e talvez nem conclua a compra.

Esse é um exemplo de como uma experiência ruim para usuário pode afetar suas vendas de forma negativa. 

Outras coisas que afetam o User Experience: 

  • Layout do site ou loja; 
  • Transparência no checkout; 
  • Velocidade de carregamento da página; 
  • Interatividade; 
  • Arquitetura das informações. 

Essas são apenas alguns fatores que a afetam o UX, afinal tudo que o usuário interage afeta essa experiência. 

Vantagens de aplicar o Ux Design em sua Loja Virtual

Agora que você sabe o que é user experience, vou te mostrar alguns motivos para você aplicar em sua loja virtual pra ontem!

Aumentar a probabilidade de recompra

Quando você tem uma excelente experiência de compra, não só com relação ao produto, mas com todo o processo que o antecede. Provavelmente você retornará e fará novas compras.

É só você pensar em uma loja física que não tem uma climatização do ambiente ou música alta demais. Você pode até gostar do que comprou, mas aquela experiência desagradável ficará marcada na sua memória e talvez nunca mais volte lá.

Aumento na taxa de conversão

Essa é a maior vantagem, afinal o objetivo da sua loja é vender, certo?

Então, investindo em na experiência do usuário, a sua taxa de conversão irá aumentar. Isso acontece porque você faz com o cliente se sinta bem navegando em sua loja, o que aumenta as chances de concluir a compra.

Gera defensores da marca

Proporcionar uma incrível experiência para o cliente, vai transformá-lo em um defensor da marca. Ele vai querer compartilhar com outras pessoas o que ele vivenciou e como está satisfeito.

E nada melhor que um marketing gratuito para sua loja, por isso é tão importante cuidar da experiência do seu cliente.

 7 Dicas para aplicar o Ux Design em sua loja virtual e aumentar as vendas

Agora vamos para a parte prática, onde você irá aprender como você pode aplicar o user experience no seu e-commerce ou até mesmo em seu site institucional. Separei 7 dicas que você pode aplicar hoje em seu negócio para melhorar suas vendas.

Layout e cores da Loja

Não “invente moda” no layout, pois isso pode confundir o cliente e impedir que ele encontre o que busca. É claro que você não precisa fazer uma loja genérica, não é isso que estou dizendo.

Sabe aqueles ícones clássicos como o carinho ou bolsinha para indicar os pedidos que ele já selecionou? Então, não faz sentido você querer inovar e colocar uma estrelinha ou sei lá o que mais.

As pessoas já sabem que o carrinho de compras ou bolsa, quer dizer isso. Se você mudar só vai atrapalhar.

Agora com relação as cores, escolha cores que combinem entre si e facilite para pessoas com daltonismo.

Velocidade de carregamento

O tempo que a sua loja demora para carregar afeta diretamente no desempenho de suas vendas. Segundo o próprio google, quando as empresas oferecem sites que permitem às pessoas finalizar as compras rapidamente, a probabilidade de conversão aumenta para 77% dos compradores usando smartphones.

Você pode testar a velocidade de carregamento para dispositivos móveis e desktop nessa ferramenta do Google gratuita.

Ok, a velocidade afeta as conversões, mas como deixar a sua loja mais rápida?

O que fazer:

  • Enviar as imagens otimizadas para web;
  • Diminuir os redirecionamentos das páginas;
  • Utilize CDN para possibilitar a navegação mais rápida com a distribuição do conteúdo por meio de armazenamento em cache;
  • Diminuir o tamanho de arquivos como CSS, HTML e JavaScript;
  • Habilite o armazenamento em cache.

Tenha um checkout simples

Ter um checkout simples reduz as objeções na hora do usuário finalizar a compra.

Você já desistiu de uma compra porque o cadastro era grande demais? Pois é, não deixe que seu cliente fique com preguiça de comprar. 

Verifique se o checkout que você está utilizando está dando erros ao finalizar ou demorando demais para processar.

Esses ajustes podem parecer irrelevantes a princípio, mas te garanto que no final irá valer a pena.

Utilize o login social

Facilite o cadastro do seu cliente com inclusão de login com a conta do Facebook ou Google. Praticamente todo mundo possui uma conta em uma dessas duas opções.

Assim como diminuir o tamanho do formulário de cadastro, ter o login social, vai diminuir muito a desistência da compra.

Organize seus produtos

Não tem coisa pior que uma Loja bagunçada, onde você não consegue achar nada do que precisa. Ninguém gosta disso e nem seu cliente!

Então, cuide para que as categoriais estejam bem organizadas e que facilitem o usuário na hora de encontrar o que precisa.

Um ponto importante, é a utilização de um algoritmo que irá mostrar produtos estratégicos baseados na interação do usuário com sua loja. Assim, você aumenta a sua conversão de forma bem simples e prática.

Tenha um design responsivo

Ter uma loja responsiva, significa que ela é adaptada para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

É um fator importantíssimo para o User Experience, porque muitas pessoas já compram diretamente do celular.

Ou seja, sua loja pode estar perdendo muitas vendas, pelo simples fato de não se encaixar perfeitamente na tela de um smartphone.

Não negligencia esse aspecto achando que o usuário vai comprar pelo desktop depois, se eu fosse você não contaria com isso.

Tamanho dos recursos

Todos os recursos da Loja Virtual precisam estar adequados para não atrapalhar experiência do usuário e fazê-lo sair para nunca mais voltar.

Analise sua loja e veja se os botões estão com o tamanho adequado, nem grandes e nem pequenos demais.

Preste a atenção também, no tamanho das fontes, para não dificultar a leitura, principalmente no celular. Além da fonte, não exagere no tamanho das imagens, porque além de diminuir a velocidade de carregamento, ainda atrapalha a navegabilidade.

Exemplos de lojas que utilizam o User Experience

Separei alguns exemplos de lojas virtuais que colocaram em prática o User Experience para você se inspirar e fazer também!

1. PetLove

Site Petlove totalmente voltado ao user experience
Exemplo de uso do login social para facilitar a vida do cliente.

O primeiro exemplo é a Loja Virtual PetLove, que utilize o login social para facilitar e diminuir o atrito para o usuário. É um ajuste simples, mas que pode fazer muita diferença para seu e-commerce.

2. Aff The Hype

Site Aff The Hype com visual intuitivo e rápido seguindo o Ux Design
Exemplo de página inicial focada no usuário

O segundo exemplo é Aff The Hype, que é uma marca de papelaria totalmente autêntica. E sua loja, apesar de simples, esbanja a identidade da marca e oferece uma busca simplificada dos produtos. Além disso, no início da loja, você já vê banners com os principais produtos disponíveis, o que agiliza a compra para o usuário.

User experience é a chave do sucesso para sua Loja Virtal

Por fim, ter uma loja virtual aplicando as técnicas de User Experience só vai te trazer benefícios e mais vendas. Além disso, o custo de melhorar a experiência do seu cliente, nem se compara as vantagens proporcionadas para sua empresa.

Então se você se importa com seus clientes e com sua taxa de conversão, coloque a experiência dele em primeiro lugar.

Você quer uma loja virtual focada no usuário? Entre em contato e faça sua loja conosco.

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